Ficção sobre ginoides ou cyborgs feminino reforçar idéias essencialistas da feminilidade, de acordo com Magret Grebowicz. Tais idéias essencialistas podem se apresentar como os estereótipos de género. Entre os poucos não-erotizada ginoides ficcional incluem Rosie, a empregada robô dos Jetsons. No entanto, ela ainda tem algumas qualidades estereótipo feminino, como uma forma de matrona e uma predisposição para chorar.
O estereótipo de wifedom foi explorado também através do uso de ginoides. Em The Stepford Wives, os maridos são mostrados como desejo de restringir a independência de suas esposas, e obediente e cônjuges estereotipadas são os preferidos. O método maridos tecnológicos de obtenção desta "esposa perfeita" é por meio do assassinato de sua esposa humana e reposição com substitutos ginóide que são compatíveis e doméstico obcecado, resultando em um "cartão postal" da sociedade suburbana perfeito. Isto tem sido visto como uma alegoria do chauvinismo masculino do período, representando o casamento como uma relação de mestre-escravo, e uma tentativa de elevar a consciência feminista na época da segunda onda feminista.
Em uma paródia do fembots de The Bionic Woman, fembots atraente fuzzy ver através de vestidos de noite foram utilizadas como isca para o fictício agente Austin Powers no filme Austin Powers: International Man of Mystery. sequelas do filme teve aparições de personagens revela-se como fembots. Judith Halberstam escreveu que essas ginoides informar o telespectador que a feminilidade não indica a naturalidade, e sua feminilidade exagerada, é usado de forma semelhante à masculinidade exagerada do personagem-título, satirizando os estereótipos.