PUBLICIDADE
ANUNCIO

Você è O que você Faz. Abraham Lincoln #01#

20/03/2011

1 de Janeiro de 1963 é um dia que vai ficar marcado na história dos Estados Unidos para sempre. Foi o dia em que Abraham Lincoln divulgou a Proclamação da Emancipação, o que levou à libertação dos escravos, numa altura em que a escravatura estava em força. Com esta decisão, o nome de Abraham Lincoln nunca mais foi esquecido. Além de ter sido o 16º Presidente dos Estados Unidos (1861-1865) foi também o primeiro Presidente do Partido Republicano dos Estados Unidos da América.


Nascido a 12 de Fevereiro de 1809, no Estado do Kentucky, no Sul dos EUA, filho de uma família de lavradores, cedo teve que começar a trabalhar arduamente para ajudar a família, até porque ficou sem mãe ainda em criança. Já a viver no Indiana com o pai e a madrasta, ambicionava ser alguém na vida. Assim, todos os dias depois do trabalho, ia para casa ler os livros que lhe iam emprestando. O certo é que com tanta dedicação, foi aprovado nos exames de direito em 1836 e tornou-se um advogado muito popular. Um ano depois, foi viver para Springfield, no Illinois, onde além de ter subido na carreira, conheceu aquela que viria a ser sua esposa. Depois de cinco anos de namoro, casa com Mary Todd, uma mulher igualmente ambiciosa. É também nesta altura que começa a sua carreira política. De 1847 a 1849 actuou no Congresso, mas tornou-se impopular ao opor-se à guerra no México. Decidiu abandonar a política e dedicar-se somente à advocacia, só que um revés na política nacional em relação à escravatura, trouxe-o de novo a cena.

Em 1858, disputa com Stephen A. Douglas, uma vaga ao Senado, desafiando-o para diversos debates sobre a extensão da escravidão nos territórios livres. Perde as eleições, mas passou a ser uma figura de destaque nacional, o que abriu oportunidade à sua candidatura à Presidência em 1860.



Em Março de 1861, tomou posse. Onze estados do Sul que não concordavam com os seus ideais retiraram-se e formaram a Confederação dos Estados Unidos da América. Tudo isto deu origem à Guerra Civil Americana, que opôs o norte ao sul. A 12 de Abril os confederados começaram os bombardeamentos. Lincoln não cedeu, bloqueou os portos sulistas e aumentou o exército. Apesar dos insucessos iniciais e da consequente impopularidade, mantinha-se firme. Para ele, os EUA representavam uma experiência da capacidade de um povo para se governar a si mesmo. Com a publicação da proclamação que concedia a liberdade aos escravos dos estados confederados, tudo mudou. A Guerra ganhou um novo sentido, à medida que a escravatura ia sendo abolida. A 1 de Abril de 1865 termina a guerra civil. A vitória dos nortistas levou à reeleição de Lincoln. Só que 14 dias após o término da guerra, foi assassinado em Washington DC, enquanto assistia a uma peça de teatro. Um dos actores mais conhecidos da época, John Wilkes Booth, defensor da causa sulista, deu-lhe um tiro na cabeça. Lincoln acabaria por não resistir e morreu no dia seguinte.





comentários: